Travessia Petrópolis / Teresópolis, RJ

Transporte:

Microônibus executivo 27 lugares Com ar-condicionado e poltronas reclináveis

Hospedagem

Quarta - hotel em Petrópolis Sábado - hotel em Teresópolis Quinta e sexta - pontos de apoio do Parque

Hospedaremos neste hotel no dia da chegada em Petrópolis, 19 de agosto.

Hospedaremos neste hotel no sábado em Teresópolis, 23 de agosto.

Atrações do roteiro:

Petrópolis

Irritado com as altas temperaturas da então capital federal, o Rio de Janeiro, Dom Pedro II e toda a realeza buscavam o clima ameno da serra para passar os meses de verão. Palácios foram erguidos aos montes e hoje a cidade preserva várias construções desse gênero, algumas abertas à visitação. Essa atmosfera imperial, aliada a deslumbrantes paisagens montanhosas, fez crescer o turismo na cidade, trazendo pessoas em busca de requinte e sossego, transformando o destino em um polo de pousadas charmosas e gastronomia de primeira.

Tarde livre para passeios pela cidade.

Sugestões de passeios

Palácio Quitandinha

Palácio Cristal

Museu Imperial

Catedral São Pedro de Alcântara

A travessia

A Travessia Petrópolis Teresópolis está localizada na Serra dos Órgãos, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em meio à exuberância da Mata Atlântica e entre as cidades serranas de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis.

Sendo considerada por muitos como o trekking ou a caminhada de longo curso mais bonita do Brasil, a Travessia Petrópolis Teresópolis apresenta diversos mirantes e visuais de tirar o fôlego, com muitas subidas e descidas íngremes é considerada uma caminhada difícil e possui cerca de 28 km ligando o município de Petrópolis ao de Teresópolis.

A Travessia Petrópolis Teresópolis geralmente é realizada em três dias, sendo o percurso dividido em:

Sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Petrópolis x Castelos do Açú
Castelos do Açú x Pedra do Sino
Pedra do Sino x Sede Sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Teresópolis.

01º dia da travessia

A caminhada até o Açú é considerada pesada devido à grande variação altitudinal. Parte-se da portaria do parque (cerca de 1.100m de altitude), chegando-se a 2.245m na Pedra do Açú. A caminhada é relativamente curta (pouco mais de 7 Km de extensão) mas demora cerca de 6 horas para o montanhista médio. A travessia começa na Sede Petrópolis do PARNASO, no bairro do Bonfim. Após cerca de 40 minutos na trilha chega-se à entrada para a Gruta do Presidente e a Cachoeira Véu da Noiva. Mais 50 minutos de caminhada e chega-se à Pedra do Queijo, um bom local para descanso com vista panorâmica para o Vale do Bonfim e os picos da Alcobaça, do Alicate e outras montanhas de Petrópolis. Após mais 40 minutos de subida chega-se ao Ajax, local com fonte de água. O acampamento é proibido no local. Após a passagem pelo Ajax inicia-se o trecho de subida mais íngreme de Petrópolis. Conhecido como Isabeloca, em homenagem a uma suposta passagem pelo local da princesa Isabel em lombo de mulas, este trecho encontra-se bastante erodido. A situação é agravada pelos diversos atalhos que a equipe do parque e voluntários vêm tentando fechar para evitar o agravamento da situação. Ao fim da Isabeloca chega-se ao Chapadão, trecho mais plano de onde já se avista a Pedra do Açu, também conhecida como pico do Cruzeiro, ponto mais alto de Petrópolis, e os Castelos do Açu, interessante formação rochosa cheia de reentrâncias onde é possível se abrigar da chuva e do vento. Próximo aos Castelos do Açu existe um dos dois Abrigos de Montanha ao longo da Travessia (o outro sendo na Pedra do Sino) e a área de camping adjacente. Este é o local do primeiro pernoite. Em noites abertas é possível observar as luzes da cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense.

Petrópolis / Castelo do Açu

Fim do primeiro dia - Abrigo Açu
Abrigo Açu

02º dia da travessia

Após o espetáculo do nascer do sol atrás da Serra dos Órgãos, inicia-se o segundo dia de caminhada. A caminhada é quase toda nos campos de altitude, formação vegetal de pequeno porte que, no Estado do Rio de Janeiro, só ocorre na Serra dos Órgãos, em Itatiaia e no Parque Estadual do Desengano.

Seguindo na direção leste chega-se ao Morro do Marco após cerca de 30 minutos. O local é facilmente identificado pela pirâmide de pequenas pedras que dá nome ao morro.

No Morro do marco é possível pegar uma variante da trilha e conhecer os Portais de Hércules, uma espécie de mirante na beira das vertentes mais inclinadas da Serra dos Órgãos, com bela visão do vale da Morte.

Descendo o Morro do Marco, em cerca de 30 minutos chega-se ao Vale da Luva, local coberto pela interessante mata nebular, com grande abundância de plantas epífitas, entre as quais destacam-se orquídeas endêmicas da Serra dos Órgãos. O Vale é cortado por um pequeno riacho onde é possível se refrescar e encher os cantis.

Em seguida inicia-se a subida do Morro da Luva. O cume é atingido em cerca de 30 minutos. Após a descida em superfície rochosa, onde a trilha não é bem marcada e o risco de se perder em dias de neblina é alto, chega-se à Cachoeirinha (mais 30 minutos), local com água abundante e ponto recomendado para descanso.

A subida do Elevador, logo após a Cachoeirinha, é uma escada de ferro que exige equilíbrio para passar com mochilas cargueiras. Na seqüência chega-se, após cerca de 40 minutos, ao Morro do Dinossauro, um dos pontos mais altos do parque, de onde já é possível avistar a Pedra do Sino, o Vale das Antas e a Pedra do Garrafão. A descida até o Vale das Antas leva cerca de 40 minutos. No vale estão outras nascentes do Rio Soberbo e o local tem água o ano inteiro. O camping é proibido no local em função da fragilidade do ambiente e das nascentes do rio Soberbo.

Após mais uma subida íngreme chega-se ao Dorso da Baleia, em frente à vertente da Pedra do Sino. Do local é possível avistar a maior parede de escalada (bigwall) do Brasil, onde estão as vias Franco-Brasileira e Terra de Gigantes. Após uma decida técnica do trecho conhecido como Mergulho, uma espécie de grota, inicia-se a subida do paredão que leva à Pedra do Sino. A subida é íngreme e a passagem conhecida como Cavalinho é o ponto mais perigoso da travessia, para ambos os trechos é necessário portar equipamentos de segurança de escalada, como cadeirinha mosquetões fitas e corda.

Após o Cavalinho, o montanhista segue por uma estreita trilha que contorna a Pedra do Sino até encontrar a trilha de subida para o cume, ponto culminante da Serra dos Órgãos (2.263m). Dependendo da hora de chegada neste ponto, pode-se optar pela subida ao cume ou descida para montar o acampamento ou se instalar no abrigo da Pedra do Sino (Abrigo 4). Éproibido acampar no cume da Pedra do Sino.

A subida até a Pedra do Sino à noite é altamente recomendável, principalmente em noites de tempo bom. A vista da cidade do Rio de Janeiro à noite é impressionante e vale o passeio.

Castelos do Açú / Pedra do Sino

Pôr do sol na Pedra do Sino
Fim do segundo dia - Abrigo Quatro

03º dia da travessia

O percurso do terceiro dia inclui apenas a descida da Pedra do Sino até a Sede Teresópolis do PARNASO. São 11 Km de descida relativamente suave com belas vistas do município de Teresópolis e do Parque Estadual dos Três Picos. Recomenda-se uma nova subida ao cume da Pedra do Sino para admirar o nascer do sol. Abaixo da cota 2000m, a estrutura da vegetação começa a mudar. O campo de altitude é substituído por uma mata nebular, com grande quantidade de bromélias e orquídeas. A trilha sombreada pela mata passa pelas ruínas do antigo Abrigo 3, local de descanso com mirante. Os vestígios do antigo Abrigo 2 são difíceis de reconhecer em meio à vegetação. Uma alternativa para aqueles que desejam mais aventura é fazer outras trilhas com acesso a partir do Abrigo 4, como a trilha do Garrafão, antes de descer. Na descida passa-se por duas cachoeiras, com destaque para a Véu da Noiva de Teresópolis com cerca de 16 metros de queda.

Pedra do Sino / Teresópolis

Cachoeira Véu da Noiva
Chegada na sede do Parque em Teresópolis

Teresópolis

Finalizaremos a travessia no sábado a tarde, nosso ônibus estará nos hosperando para irmos nos hospedar no hotel em Teresópolis. Noite do sábado e manhã do domingo livres para passeios pela cidade. Após o check-out no hotel e almoço em restaurante voltaremos para Montes Claros.

Sugestões de passeios

Palacete Granado

Igreja de Santa Tereza

PERGUNTAS FRENQUENTES

Quanto iremos caminhar no total?

Primeiro dia: 07 km – 05 horas de caminhada
Segundo dia: 10 km – 07 horas de caminhada
Terceiro dia: 11 km – 06 horas de caminhada

Caminhadas sempre com paradas em atrações, descansos, banhos, alimentações.

Total em caminhadas: 28 km

Há carregadores?

Não, cada um deve levar seus pertences, barracas, roupas, alimentação para os três dias.

O que levar?

Itens de Camping
Uma mochila cargueira, um saco de dormir, um bastão de trekking – opcional (não é essencial), uma capa de chuva, uma garrafa d’água, uma lanterna, sacos plásticos de tamanhos variados (para lixo, roupa suja, roupa molhada e para impermeabilizar a mochila e tudo o que estiver dentro).

Roupas de trilha
Duas calças de caminhada ou calça-bermuda, uma bermuda ou short, um casaco corta-vento impermeável, camisas dry-fit próprias para trilha, se preferir camiseta de manga longa com proteção solar, roupa de banho para tomar banho de rio e cachoeira, um gorro, uma luva, uma bota de trekking ou tênis, um chinelo, chapéu com abas laterais.
Não tem tomadas de energia durante a travessia. Levar carregador portátil.

Higiene Pessoal
Sabonete, pente, desodorante, escova de dente, pasta de dente e fio dental, protetor labial,  papel higiênico, toalha.

Trickets

Caso o cliente desista de fazer a travessia após a compra dos bilhetes de acesso, o mesmo perde este valor, pois os bilhetes são intransferíveis. Regras do Parque.

Como é o clima durante a travessia?

Estaremos indo em agosto, mês que menos chove durante a travessia, mas a noite pode fazer temperaturas próximas de 0ºC.

Posso dormir nas camas dos abrigos do parque?

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem um limite máximo de 100 visitantes para a travessia, 12 pessoas nas camas (beliches) e 18 pessoas nos bivaques (um quarto onde você pode dormir no chão) do abrigo.
Os ingressos para a Travessia Petrópolis / Teresópolis para agosto ainda não estão disponíveis para compra, bem como os tickets que lhe dá direito a passar a noite nas camas dos abrigos.
Não há uma data prevista para liberação dos tickets para compra. Assim que disponível no site do PARNASO, iremos seguir a lista de compra dos pacotes em nossa agência, onde seguiremos pela ordem de compra a escolha da cama, bivaque ou camping.
Caso não haja vagas no interior dos abrigos do Parque, as noites serão em barracas nos arredores dos abrigos.

Beliches
Bivaque
Camping

Custos:

Beliches: R$ 86,00 -duas noites

Bivaques: R$ 54,00 – duas noites

Camping: R$ 22,00 – duas noites

Valores acima não inclusos. No momento da compra o cliente deve escolher sua primeira, segunda e terceira opção.

Valores poderão sofrer alterações e estão sujeitos a disponibilidade de vagas.

Já incluso dois banhos quentes de 05 minutos no valor de R$ 32,00 – um para cada abrigo.

Programação

Conheça todo o roteiro da nossa viagem:

18/08

21:00 – Saída destino Petrópolis

19/08

12:00 – Almoço em restaurante na cidade

13:00 – Hospedagem no hotel em Petrópolis

Tarde e noite livres para passeios pela cidade

20/08

07:00 – Café da manhã estará servido no hotel

07:30 – Saída destino Parque Nacional da Serra dos Órgãos

08:00 – Início da travessia

15:00 – Chegada no abrigo do Parque

Descanso e noite livre

21/08

05:20 – Nascer do sol próximo ao abrigo (opcional)

07:30 – Segundo dia da travessia

Abrigo Açu / abrigo Quatro

15:00 – Chegada no abrigo Quatro

Descanso e noite livre

22/08

05:20 – Nascer do sol próximo ao abrigo (opcional)

07:30 – Terceiro dia da travessia

Abrigo Quatro / Sede do Parque – Teresópolis

15:00 – Chegada na sede do Parque

15:30 – Saída destino hotel

16:00 – Hospedagem no hotel em Teresópolis

Tarde e noites livres para passeios pela cidade

23/08

07:30 – Café da manhã estará servido

Manhã livre para passeios pela cidade

12:00 – Check-out no hotel e almoço em restaurante próximo

14:00 – Volta para Montes Claros

24/08

15:00 – Expectativa de chegada em Montes Claros

Confirmação e pagamento

Investimento (valor por pessoa):

R$ 690,00

em até 06 vezes sem juros no dinheiro, em nossa agência, com última parcela até 10/08 ou em até 12 vezes com acréscimos no cartão de crédito

• No valor estão inclusos:

Transporte em microônibus Montes Claros / Petrópolis

Transporte em microônibus Teresópolis / Montes Claros

Translados pelas atrações do roteiro

Hospedagem com café da manhã uma noite em Petrópolis

Hospedagem com café da manhã uma noite em Teresópolis

Ingresso para travessia - R$ 72,00

Dois banhos quentes durante a travessia

Guia local credenciado pelo Parque

Guias acompanhantes da nossa agência

Seguro contra acidentes no transporte (fornecido pela empresa de transporte)

Ímã personalizado da viagem

Máximo de 18 vagas nesta travessia

Colecione momentos com a Montes Claros Ecoturismo!

Participe desta viagem e ganhe de brinde um ímã personalizado deste roteiro!

Comentários estão fechados.
WhatsApp chat Fale com a gente! :)